Este blog tem por finalidade divulgar o conhecimento científico e o desenvolvimento integral dos alunos da turma 1601 da Escola Municipal 01.07.003 Portugal. Em 2012, iniciamos o trabalho com o projeto do 6º ano experimental e foi muito gratificante. Dessa forma, damos continuidade a esse desafio em 2013!
Bem vindos!
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
terça-feira, 13 de setembro de 2011
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Metamorfose completa!!!
Após 4 semanas de observação, verificamos que nossa lagarta-mascote completou a sua metamorfose.
Em seguida, libertamos a mariposa na natureza de forma que ela pudesse dar prosseguimento ao seu ciclo biológico.
Mais um experimento concluído, mais uma etapa vencida!
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Crianças, na Educopédia há vídeos muito interessantes sobre a matéria que estamos estudando neste bimestre! Acessem os links abaixo e aproveitem!!!
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15786
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15787
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15790
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15795
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15798
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15802
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15806
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15787
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15790
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15795
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15798
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15802
http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/show/5/cie/1755/15806
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
"O poço do Visconde" - Caderno Pedagógico de Ciências - 3º bimestre
Leia o resumo do livro "O poço do Visconde" acessando o link abaixo:
http://lobato.globo.com/biblioteca_InfantoJuvenil.asp
Acesse também:
http://sitio.globo.com/
Mostra de trabalhos de alunos referentes ao Projeto CHC das Crianças no Centro de Artes Calouste Gulbenkian - 02/09/2011
Infelizmente, levamos uma pequena amostra de tudo o que realizamos.... Confira mais no nosso blog!!! |
Alunas explicando aos visitantes como os trabalhos foram desenvolvidos. |
Eu (Cida), Alexandre (Coord. Pedag.) e Marta (Dir. Adjunta da E. M. Portugal). |
Mais trabalhos e mais explicações. Conhecimento construído e socializado. |
Trabalho interdisciplinar: Ciências e Língua Portuguesa. |
Aproveitamos para visitar a exposição "África Diversa" que acontecia no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Mais cultura e conhecimento... Um dia para lembrarmos com emoção!
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Nossa lagarta está no casulo!!!
Após 15 dias de muita expectativa, a curiosidade de nossa turma está fora de controle. Resolvemos, então, revolver a terra para ver como está a nossa querida mascote (lagarta) em seu processo de metamorfose em borboleta. Assim que mexemos na terra, a mesma agitou-se dando-nos a certeza de que nossa lagartinha ainda estava viva. Com cuidado, removemos um pouco de terra e logo a encontramos já dentro do seu casulo. Que euforia! Quanta emoção! Estamos de fato acompanhando esse maravilhoso processo biológico! Fotografamos, filmamos, compartilhamos com nossos colegas as novas descobertas e, em seguida, recolocamos a terra para que nossa mascote continue a sua trajetória...
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Surpresa! A lagarta sumiu!!!
Na última 2ª feira, quando chegamos à escola, verificamos que a lagarta simplesmente desaparecera de nosso terrário. Mas, como? Revisamos os procedimentos adotados e concluímos que ela só poderia ainda estar lá pois o lacre estava intacto. Como a lagarta não estava visível, nossa turma resolveu revolver a terra e algumas crianças cogitaram a possibilidade de um caixão de folhas... uma despedida digna de lagarta! Mas, nos surpreendemos ao encontrar a lagarta viva e envolta em uma película que acabamos perfurando sem intenção. Ela levantou a cabecinha e voltou a enterrar-se. Repletos de curiosidade, partimos para a pesquisa na web e descobrimos que alguns tipos de lagarta fazem o seu processo de metamorfose em borboleta enterradas no solo. Que sorte a nossa!!! Voltamos ao terrário, agora, já inteirados do que acontecia: a nossa bela lagarta estava, pouco a pouco, se tornando uma bela borboleta! Ficamos todos muito felizes e ansiosos por acompanhar e compreender cada etapa dessa metamorfose!
terça-feira, 9 de agosto de 2011
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Consolidando conhecimentos através da prática e da observação! Há algum tempo nossa turma queria confeccionar um terrário mas só agora conseguimos! Ainda que a posteriori, contemplando os conteúdos previstos no Referencial Curricular e no Caderno Pedagógico de Ciências do 5º ano para o 2º bimestre/2011.
Para confeccioná-lo, utilizamos os seguintes materiais:
-Alguns bichinhos típicos de jardim
-1 recipiente para água
-Fita filme ou um plástico incolor para lacrar o terrário com durex
Procedimentos adotados:
Ao final da confecção, lacramos o terrário com plástico incolor e durex. Infelizmente, não registramos esse momento!!!
1 garrafa PET grande |
pedrinhas ( a quantidade depende do recipiente usado) |
areia |
terra adubada |
carvão ativado para evitar a proliferação de fungos |
plantinhas pequenas |
-Alguns bichinhos típicos de jardim
-1 recipiente para água
-Fita filme ou um plástico incolor para lacrar o terrário com durex
Procedimentos adotados:
Fizemos uma abertura na lateral da garrafa. |
Alguns bichinhos que as crianças acharam nos canteiros da escola. |
Colocamos, também, um recipiente com água. |
Por fim, acrescentamos uma belíssima lagarta encontrada pelo porteiro de nossa escola. |
Ao final da confecção, lacramos o terrário com plástico incolor e durex. Infelizmente, não registramos esse momento!!!
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
quinta-feira, 21 de julho de 2011
terça-feira, 19 de julho de 2011
Por que os ovos não quebram quando a galinha senta sobre eles para chocá-los e em outras situações quebram facilmente??? Vamos descobrir? Então, mãos à obra!!!
Experiência 1- Vamos precisar de apenas 1 ovo.
1-Coloque o ovo cru na palma da mão.2-Feche a mão e aperte-o com toda a força que você tiver.
3-Você pode, também, experimentar apertar em cima e embaixo.
Conseguiu quebrá-lo?
Experiência 2- Vamos precisar de 4 ovos, uma caixa de ovos vazia, alguns livros e uma balança.
1-Distribua os ovos igualmente pela caixa.
2-Gradativamente, coloque os livros sobre os ovos e observe se os mesmos quebram com o peso.
3-Retire os livros e pese-os para saber quanto os ovos suportaram firmemente.
Conseguiu quebrá-los? Não?! Vamos entender o porquê.
A força de um ovo deve-se à sua forma. Quando você o aperta em volta ou embaixo e em cima ao mesmo tempo, a força feita é distribuída por toda a casca tornando a mesma muito resistente (o mesmo acontece com os livros e com o peso da galinha sobre os ovos). Ao contrário, se você o bater ou apertar de forma desigual (como na foto abaixo) ele quebra-se facilmente.
Assinar:
Postagens (Atom)